Vai viajar para Buenos Aires? Veja os documentos necessários para brasileiros

Para viajar para Buenos Aires não é necessário ter passaporte e nem vistos especiais e o motivo disto é devido ao MERCOSUL, que possibilita a entrada e saída nos países Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai sem que se possua visto.

Para entrar no país é necessário o RG em bom estado e dentro da validade de uso e se for o caso da pessoa ter passaporte e quiser levar ele ao invés do RG, pode ser também, pois, além de ganhar o carimbo, ele também serve como validação de identificação de entrada.

Porém, em todo caso, recomenda-se sempre, além do passaporte, andar com o RG em mãos para evitar o risco de maiores problemas.

No entanto, somente estes dois documentos são aceitos na entrada do país: o RG ou o passaporte, ou seja, não aceitarão sua CNH, seu CPF, seu documento militar, sua carteirinha de estudante ou outro documento que contenha o seu número de identidade.

A estadia nos países que têm o acordo MERCOSUL é válida para até 90 dias sem visto como turista, se você tiver com o passaporte, receberá essa informação carimbada nele próprio, mas se não obtiver, eles lhe entregarão um papel com essa informação carimbada.

A partir dos 90 dias como turista, não há um período mínimo para renovação do visto, portanto, basta você sair do país e entrar de novo que seu visto automaticamente é renovado, diferentemente do que acontece em países europeus. Mas se sair do país e voltar novamente não é uma opção para você, há a possibilidade de pedir uma residência permanente no país, ou seja, você obterá um documento de identidade argentino e com ele não precisará mais ficar renovando seus vistos de turista.

Como os brasileiros conseguem ter a garantia de residência permanente na Argentina devido aos acordos feitos entre os dois países, o processo não é tão complicado e não demorará muito até que seu caso seja resolvido, portanto, é necessário que procure a Direção Nacional de Migração e agende seu horário para ser atendido.

Caso o seu limite de 90 dias for ultrapassado, não precisa se desesperar, não acontecerá nada tão grave. O que normalmente ocorre é que a pessoa que deixa seus dias ultrapassarem a quantidade carimbada deve pagar uma multa.

Porém, o recomendado é que não deixe chegar neste ponto, pois a cada dia que passa, essa multa tem aumentado bastante e pode pegar as pessoas de surpresa e gerar problemas financeiros.

Lembrando que essa multa para quem exceder os 90 dias no país pode ser paga em dinheiro ou cartões.

Documentação para menores de idade

Para menores de idade acompanhados dos pais é necessário, além do RG ou passaporte, que a criança ou adolescente leve junto com a documentação o termo de autorização de viagem.

Para aqueles que já têm passaporte ficou mais fácil, pois na hora de tira-lo, a Policia Federal tornou mais prática a retirada dessa autorização de viagem do menor, pois existe a possibilidade de já inclui-la com o passaporte, assim facilitando para você ao não precisar carregar vários documentos distintos em mãos.

Para mais informações e dicas, a Real Turismo disponibiliza muitos artigos úteis para viajantes em lua de mel, a passeio com a família em férias, viagem com amigos e até mesmo para quem está indo se aventurar na Argentina. Entre em contato e veja como podemos ajudar você:

(47) 98803-7122

contato@realturismoba.com

No Comments

Post A Comment