O Cabildo é parte histórica da Argentina

O Cabildo de Buenos Aires é um edifício construído em 1580 e que já foi sede da administração colonial.

Localizado na Praça de Maio, uma das praças mais visitadas pelos turistas que vem à capital argentina, o Cabildo passou por várias modificações desde que foi construído.

Por volta do século XVII, o edifício tinha suas paredes feitas de adobe (tijolos feitos de barro) e o teto era de palha. Apenas no ano de 1610 ele ganhou um teto com telhas.

Ele recebe esse nome devido a ser sede do cabildo (uma corporação municipal).

Quando a Espanha dominava várias colônias, um grupo de pessoas ficava responsável por administrar um determinado município e a esse grupo de pessoa era o dado o nome de “cabildo”. Esse cabildo era composto por prefeitos e vereadores.

Assim, na Argentina usava-se o mesmo nome para designar o local onde se reuniam pessoas desse tipo.

Mas o Cabildo não funcionava apenas como sede para reuniões. Como o local é divido em dois, havia ali também um espaço que funcionava como uma prisão.

Uma curiosidade aqui é que foi nesse edifício onde aconteceu o primeiro passo para a independência da Argentina: a declaração da Revolução de Maio de 1810.

Se você vai viajar para conhecer esse e outros lugares fascinantes em Buenos Aires, veja aqui o nosso artigo onde te damos dicas de como encontrar o melhor bairro para se hospedar, de acordo com seu perfil.

 

Sobre as obras de construção do novo Cabildo

O Cabildo passou por uma grande reforma no ano de 1725, quando o edifício já estava com sua estrutura bem danificada e, então, decidiram por demoli-lo.

A sua construção inicial era bastante precária e assim o prédio não duraria muito, então a nova construção era mais do que necessária. O novo projeto arquitetônico ficou sob a responsabilidade do jesuíta italiano Andrés Blanqui. E foi assim que o local se tornou o que conhecemos hoje.

Mesmo que ele tenha sido inaugurado em 1740, o segundo andar foi concluído somente oito anos depois.

Atualmente o Cabildo abriga o Museu Histórico Nacional do Cabildo e da Revolução de Maio. Esse museu foi aberto ao público pela primeira vez no ano de 1939, mas somente as salas do térreo.

Atualmente o visitante pode não apenas conhecer o Cabildo, mas pode também ver de perto documentos históricos e diversas salas do edifício (não apenas o piso térreo), bem como objetos e pinturas antigos, tais como a tela “Cabildo Abierto del 22 de Mayo”, do artista chileno Pedro Subercaseaux.

Um exemplo de objeto antigo é a Arca de Caudales, arca na qual eram armazenadas as moedas dos impostos que os cidadãos tinham que pagar para o Cabildo.

Pelas paredes desse museu o visitante pode conhecer um pouco da história de Buenos Aires e da independência da Argentina.

Mas apesar de ser um museu histórico, a tecnologia foi inserida para promover interatividade. A exemplo disso há as telas táteis, instaladas em 2010, com o objetivo de estimular a participação do público. Inclusive, é numa dessas telas que está a imagem de Pedro Subercaseaux.

 

Quer conhecer o Cabildo de Buenos Aires? Conte com a Real Turismo para organizar seu roteiro durante sua viagem para a capital Argentina. Entre em contato conosco:

Telefone: (47) 98803-7122

Email: contato@realturismoba.com

Site: realturismoba.com

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.